A Tropa Escoteira é o ramo escoteiro em que ficam jovens de 11 a 14 anos de idade de ambos os sexos. O programa educativo e as etapas do escoteiro visam aumentar os conhecimentos e aumentar sua autoconfiança. Na Tropa Escoteira o jovem aprende a conviver em equipe, o sistema de patrulha, o respeito à natureza e muitas outras coisas necessárias nessa faixa de idade. A organização da Tropa Escoteira pode ser só de escoteiros, só de escoteiras ou mista. A tropa é dividida em no máximo 4 patrulhas, que são equipes de 5 a 8 jovens. Cada tropa é independente para fazer sua própria programação, como por exemplo, seus próprios acampamentos.

Cada patrulha tem como símbolo e nome um animal, uma estrela ou uma constelação.Todos os seus membros devem conhecer suas principais características. Os fatos marcantes da vida da patrulha devem ser indicados no bastão e na bandeirola da patrulha. Cada patrulha tem o seu monitor, que é responsável pela administração, disciplina, treinamento, atividades e boa apresentação de sua patrulha, ajudados pelo sub-monitor. Antes de completar 15 anos, o Escoteiro ou Escoteira é encaminhado para a Tropa Sênior ou Tropa Guia, depois de fazer a "rota" para se adaptar na futura tropa, o mesmo passa por uma cerimônia de passagem na qual se despede da Tropa.

O escoteiro na sua evolução passa por pistas, trilha, rumo, travesia, cordão verde e amarelo, cordão vermelho e branco e Lis de ouro. do qual é representado respectivamente pelos distintivos, usados no traje ou uniforme, mostrados abaixo.

 

PROMESSA ESCOTEIRA

"Prometo pela minha honra, fazer o melhor possível para:

Cumprir com os meus deveres para com Deus e a minha Pátria;

Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião e
Obedecer a Lei Escoteira."

 

LEI ESCOTEIRA
   
I O Escoteiro tem uma só palavra, sua honra vale mais do que a própria vida
II O Escoteiro é leal
III O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação
IV O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros
V O Escoteiro é cortês
VI O Escoteiro é bom para os animais e as plantas
VII O Escoteiro é obediente e disciplinado
VIII O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades
IX O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio
X O Escoteiro é limpo de corpo e alma
RAMO ESCOTEIRO (de 11 a 14 anos)
Etapas de Progressão
Pista
Trilha
Rumo
Travessia
Cordão de Eficiência Verde e Amarelo
Cordão de Eficiência Vermelho e Branco
Maranata - Divisão Marketing Web