RAMO ESCOTEIRO

(de 11 a 14 anos)

A Tropa Escoteira é o ramo escoteiro em que ficam jovens de 11 a 14 anos de idade de ambos os sexos. O programa educativo e as etapas do escoteiro visam aumentar os conhecimentos e aumentar sua autoconfiança. Na Tropa Escoteira o jovem aprende a conviver em equipe, o sistema de patrulha, o respeito à natureza e muitas outras coisas necessárias nessa faixa de idade. A organização da Tropa Escoteira pode ser só de escoteiros, só de escoteiras ou mista. A tropa é dividida em no máximo 4 patrulhas, que são equipes de 5 a 8 jovens. Cada tropa é independente para fazer sua própria programação, como por exemplo, seus próprios acampamentos.

Cada patrulha tem como símbolo e nome um animal, uma estrela ou uma constelação.Todos os seus membros devem conhecer suas principais características. Os fatos marcantes da vida da patrulha devem ser indicados no bastão e na bandeirola da patrulha. Cada patrulha tem o seu monitor, que é responsável pela administração, disciplina, treinamento, atividades e boa apresentação de sua patrulha, ajudados pelo sub-monitor. Antes de completar 15 anos, o Escoteiro ou Escoteira é encaminhado para a Tropa Sênior ou Tropa Guia, depois de fazer a “rota” para se adaptar na futura tropa, o mesmo passa por uma cerimônia de passagem na qual se despede da Tropa.

O escoteiro na sua evolução passa por pistas, trilha, rumo, travesia, cordão verde e amarelo, cordão vermelho e branco e Lis de ouro. do qual é representado respectivamente pelos distintivos, usados no traje ou uniforme, mostrados abaixo.

Etapas de Progressão

Etapas de Progressao

Cordão de Eficiência Verde e Amarelo

Cordão de Eficiência Verde e Amarelo

Cordão de Eficiência Vermelho e Branco

Cordão de Eficiência Vermelho e Branco

PROMESSA ESCOTEIRA

“Prometo pela minha honra, fazer o melhor possível para: Cumprir com os meus deveres para com Deus e a minha Pátria; Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião e Obedecer a Lei Escoteira.”

LEI ESCOTEIRA

  1. O Escoteiro tem uma só palavra, sua honra vale mais do que a própria vida
  2. O Escoteiro é leal
  3. O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação
  4. O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros
  5. O Escoteiro é cortês
  6. O Escoteiro é bom para os animais e as plantas
  7. O Escoteiro é obediente e disciplinado
  8. O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades
  9. O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio
  10. O Escoteiro é limpo de corpo e alma

Galeria de Honra

Eventos Realizados

Eventos Realizados

Patrocinadores

Parceria

Cordão de Eficiência Verde e Amarelo

Cordão de Eficiência Verde e branco

Concedido pela Diretoria do Nível Local a que se encontra vinculado o jovem, por proposta dos escotistas da Seção, ao Escoteiro especialmente recomendado pela Corte de Honra de sua Tropa que possuir, no mínimo, 6 (seis) Especialidades, em pelo menos três Ramos de Conhecimento, dentre as quais sendo obrigatória a de Primeiros Socorros, pelo menos no Nível 2. O distintivo a ser usado, até o jovem conquistar o cordão de eficiência vermelho e branco ou deixar o Ramo Escoteiro, pode ser um dos seguintes: a) Um trançado com fio verde e outro amarelo, posto em volta do ombro direito com a ponta presa por baixo da portinhola do bolso direito da camisa; ou b) Um retângulo de tecido branco, com 9,5 cm de comprimento e 2,5cm de altura, sobre o qual está bordado, a 0,3 cm de suas extremidades, direita e esquerda, um retângulo debruado em verde bandeira; tocando seus extremos, duas listras horizontais, uma verde e outra amarela. O distintivo deve ser fixado à portinhola do bolso direito da camisa, em posição centralizada.

Cordão de Eficiência Vermelho e Branco

Cordão de Eficiência Vermelho e Branco

Concedido pela Diretoria do Nível Local a que se encontra vinculado o jovem, por proposta dos Escotistas da Seção, ao escoteiro portador do Cordão de Eficiência Verde e Amarelo e especialmente recomendado pela Corte de Honra de sua Tropa que possuir, no mínimo, 12 (doze) Especialidades, em pelo menos quatro Ramos de Conhecimento, dentre as quais sendo obrigatórias as de Cozinheiro e Acampador, pelo menos no Nível 2. O distintivo, a ser usado em substituição ao do Cordão de Eficiência Verde e Amarelo e até o jovem conquistar o Distintivo Lis de Ouro ou deixar o Ramo Escoteiro, pode ser um dos seguintes: a) Um trançado com um fio vermelho e outro branco, posto em volta do ombro direito com a ponta presa por baixo da portinhola do bolso direito da camisa; ou b) Um retângulo de tecido branco, com 9,5 cm de comprimento e 2,5 cm de altura, sobre o qual está bordado, a 0,3 cm de suas extremidades, direita e esquerda, um retângulo debruado em verde bandeira; tocando seus extremos, duas listras horizontais, uma vermelha e a outra branca. O distintivo deve ser fixado à portinhola do bolso direito de sua camisa, em posição centralizada.