Ramo Lobo
(de 7 à 10 anos)
Após a fundação do movimento Escoteiro em 1907, passou a haver uma demanda por parte dos irmãos menores dos escoteiros que queriam também participar do movimento, usar uniforme, acampar etc.
Durante alguns anos, o fundador do escotismo, Baden Powell, procurou uma forma de atender o desejo das crianças menores e dos seus pais, para adaptar de uma forma segura para as crianças abaixo dos 12 anos, o método escoteiro voltado para rapazes maiores com físico e disposição para a vida ao ar livre e aventuras.
Tomando conhecimento do Livro da Jangal, de Rudyard Kipling, foi sugerido a BP, que usasse o ambiente da Jangal, floresta, e a estória de Mogli o Menino Lobo, para a nova seção a ser criada. BP adotou a idéia, e Mogli, e a Jangal passaram a ser um ambiente propício para o desenvolvimento de crianças em uma idade em que ainda acreditam em fantasias. Já em 1916 com a publicação do Manual do Lobinho, tem início a ramo lobinho no movimento escoteiro. O lobinho na sua evolução passa por Pata tenra, Lobo rastreador, Lobo Saltador, Lobo Caçador e Cruzeiro do Sul. do qual é representado pelos distintivos respectivamente, usados no traje ou uniforme, mostrados abaixo. Quando esta próximo a completar 11 anos passa por um processo de transição para a tropa escoteira.
Etapas de Progressão
PROMESSA DO LOBINHO
“Prometo fazer o melhor possível para:
Cumprir com meus deveres para com Deus e minha Pátria
Obedecer à Lei do Lobinho e fazer todos os dias uma boa ação.”
–
A LEI DO LOBINHO
- O Lobinho ouve sempre os Velhos Lobos
- O Lobinho pensa primeiro nos outros
- O Lobinho abre os olhos e os ouvidos
- O Lobinho é limpo e está sempre alegre
- O Lobinho diz sempre a verdade